terça-feira, 13 de março de 2012

NUVENS ESTÃO PERDENDO ALTURA, DIZ ESTUDO DA NOVA ZELÂNDIA

Nuvens estão perdendo altura, diz estudo da Nova Zelândia
Enquanto a sociedade tende a se aproximar das nuvens, através da construção de edifícios cada vez mais altos, a natureza faz sua parte, e as nuvens começam a descer sobre nossas cabeças.
Cientistas da Universidade de Auckland, da Nova Zelândia, realizaram um estudo, utilizando medições realizadas pela nave espacial Terra, da Nasa, em que se calcula o movimento e a altura média das nuvens.
Segundo o artigo publicado pela revista Geophysical Research Letters, as nuvens que vemos no céu perderam 1% de altura na última década. Podemos dizer que estão entre 30 e 40 metros mais baixas do que há dez anos.
Além da curiosidade destes dados, os cientistas advertem que se trata de um processo de causas desconhecidas, mas as consequências são de grande importância: caso esta tendência continue, as nuvens poderiam ajudar a resfriar o planeta de forma mais eficiente, retardando os efeitos do aquecimento global. Para saber se isso realmente vai acontecer, teremos que esperar novas medições da nave espacial Terra, uma vez que os dados coletados até este momento não são suficientes para confirmar esta hipótese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário